Notícias

Campanha de prevenção e combate a Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids é realizada no Carnaval em Tramandaí

A imagem pode conter: 27 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
 
A Prefeitura de Tramandaí, por meio da Secretaria da Saúde realizou no sábado (10/02) o Bloco da Saúde, que teve como objetivo, sensibilizar a população para o uso do preservativo e a realização do teste rápido para diagnóstico precoce e tratamento. 
Para tanto a Prefeitura trouxe para auxiliar na sensibilização e mobilização dos foliões sobre a importância do uso do preservativo o Bloco (formado por cerca de 30 profissionais de saúde), além de resgatar o Dindinho (veículo aberto tipo Jardineira) que foi um veículo muito usado como meio de transporte no município desde a década de 60, e que tem um valor sentimental e afetivo muito significativo. Os foliões foram muito receptivos a iniciativa, por onde o veículo e o Bloco circularam, encantou a todos. O auge da ação aconteceu quando o Bloco da Saúde juntou-se ao Bloco do SESC, percorrendo a beira-mar de Tramandaí, entregando informativos de prevenção as IST/HIV/AIDS.
A Coordenadora de Ações de Prevenção do SAE Fabiana Bohmer, informou que foram distribuídos mais de 15 mil preservativos (masculino, feminino e gel lubrificante) nas praias e centro do município.
Segundo a Secretaria de Saúde, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), também receberam orientações com a distribuição de preservativos e a realização do teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C.
De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde, os jovens são os que menos usam preservativos, razão pela qual são foco da campanha. Dados da Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas apontam queda no uso regular de camisinhas entre a faixa etária de 15 a 24 anos, tanto com parceiros eventuais – de 58,4% em 2004 para 56,6%, em 2013 – como com parceiros fixos – queda de 38,8% em 2004 para 34,2% em 2013.
Importante registrar que atualmente cerca de 830 mil pessoas vivem com HIV/aids e aids no país. São 694 mil pessoas diagnosticadas, e 548 mil pessoas em tratamento. Estima-se que 136 mil pessoas ainda não sabem que estão com HIV e que 196 mil sabem que tem o HIV e não estão em tratamento.
Para maiores informações procurar o Posto SAE – Serviço de Assistência Especializada, localizado na Rua Sahidy Abrahão, antigo Posto 24H, ou entrar em contato através do telefone (51) 3684-6118.
O Prefeito Luiz Carlos Gauto e o Secretário de Saúde Luciano Von Sáltiel, participaram da ação, junto aos profissionais da secretaria.
 

Voltar à Página Anterior


Turismo e Lazer
Procure no site

 
Número de Acessos no Dia: 100 Número de Acessos no Mês: 33053 Número Total de Acessos: 120502  

Prefeitura Municipal de Tramandaí/RS

Endereço: Avenida da Igreja, 346 - Fone: [51] 3684-9000 - CEP: 95.590-000
Atendimento: Segunda a Sexta-Feira - Tarde: 13:00hs às 19:00hs

Copyright 2013 Prefeitura Municipal de Tramandai - Todos os direitos reservados.