Maio vermelho: Você sabe o significado deste mês?
Publicado em: 23/05/2023

Todo o nosso organismo merece atenção nos mínimos detalhes, inclusive a boca. Com isso, o Maio Vermelho é a nomeação da campanha realizada no quinto mês do ano para trazer a conscientização para a saúde bucal.

No calendário de cores da saúde, o Maio Vermelho é uma campanha que visa conscientizar a população para se prevenir contra o câncer bucal.

No Rio Grande do Sul a ação é alusiva ao dia 31 de maio, instituído pela Lei Estadual 12.535/06 como o Dia de Luta Contra o Câncer Bucal, marco para que a população fique atenta a sinais de lesões na cavidade oral.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), aproximadamente 14.700 casos de câncer na boca poderão acontecer até o fim do ano no Brasil. Assim, o Maio Vermelho tem como principal objetivo alertar as pessoas sobre o câncer de boca e como prevenir a doença, visto que as ocorrências de caso são crescentes no país.

Esse tipo de lesão ocorre devido a uma neoplasia (tumor) maligna que pode atingir os lábios, língua, céu da boca, gengivas ou outras partes da boca do indivíduo.

No Brasil, essa forma de câncer está classificada como a quinta mais frequente em homens, sendo que a maioria dos casos acontece com pessoas de 40 anos em diante. As causas para esta doença, no entanto, possuem forte relação com maus hábitos (tabagismo, má higiene, etilismo, próteses mal adaptadas e que geram machucaduras, entre outros fatores) e poucas visitas ao dentista.

O diagnóstico é feito por um cirurgião-dentista depois de exames na estrutura bucal que indiquem o diagnóstico. Além da região interna e externa da boca, ele também poderá analisar o pescoço e a face do paciente. Para prevenir, é importante que o indivíduo faça consultas periódicas ao dentista. Além disso, observar se há suspeita da doença através de sinais, tais como, inicialmente, lesões na boca (muitas vezes indolores) que sangram e rapidamente crescem, sem cicatrizar.

O paciente também poderá perceber manchas esbranquiçadas ou avermelhadas em regiões como a gengiva, a língua, bochechas, entre outras partes da boca. Outro sinal são os nódulos ao redor do pescoço. Em casos de suspeita o paciente deve procurar a unidade de saúde do seu bairro para que o cirurgião-dentista avalie o caso.

Caso necessário, o profissional encaminha o paciente para a realização de exames complementares. Após confirmação do tipo de lesão que o paciente apresenta ele é encaminhado para tratamento através do Sistema Gercon.

Portanto, fique atento aos cuidados com sua saúde bucal!

Informações: Serviço de Odontologia do Município de Tramandaí