A Prefeitura de Tramandaí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza um amplo trabalho com alunos da rede municipal de ensino diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista.
Os serviços, oferecidos de maneira gratuita, são coordenados pelo Centro de Atendimento Preventivo ao Educando (CAPE), com 15 clínicas conveniadas e um Centro de Terapia com Animais.
O CAPE tem atendimento de psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, equoterapia e AEE (atendimento educacional especializado).
Compõe a equipe do Centro de Atendimento Preventivo ao Educando a Coordenadora pedagógica Letícia Matos, Fonoaudiólogas Ana Guerra e Isis Lagemann, Psicólogos Angela de Castilhos, Leonardos Campos e Marcelo Machado, Educadora Especial Marisa Andrade Aquino, Assistente Social Maiara Ennes, Psicopedagogo Douglas Rodrigues, Nutricionista Daniela Pagno, Auxiliar de cozinha Rosani Santos e a Secretária Luisa Barbosa.
Através do Setor de Nutrição da SMEC, o Cape também está ofertando alimentação escolar para os alunos, com o objetivo combater a evasão dos atendimentos, que foi importante também no desenvolvimento das atividades terapêuticas.
No Centro de Terapia com Animais é realizada a Equoterapia, uma inovadora terapia assistida com cavalos, que tem ajudado no desenvolvimento de crianças com o diagnóstico de Autismo.
Compõem a equipe da Equoterapia a equoterapeuta Debora Amaral, a psicóloga Vitória Steinert e fisioterapeuta e equoterapeuta Simone
Atualmente, 1300 alunos são atendidos pelo CAPE, contemplando crianças com outras necessidades especiais além do Transtorno do Espectro Autista.
Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
Foto/imagem: PMT
Produção: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí (ASCOM)
Jornalista responsável: Maxwell Bernardes - Registro Profissional 19572/RS