Prefeitura inicia ações de elaboração do Projeto Orla de Tramandaí
Publicado em: 14/08/2023

O Município de Tramandaí iniciou no mês de agosto as atividades do Projeto Orla. Durante esse período, foi promovida a capacitação de técnicos e gestores e a realização de uma Visita Técnica com representantes das Coordenações Municipal e Estadual do Projeto Orla.

Para dar segmento ao trabalho, foi contratada uma empresa especializada com facilitadores habilitados para conduzir o processo de elaboração do plano que tem previsão de duração de um ano.

Dentro das atividades, foi realizado no dia 1° de agosto, a Capacitação de Técnicos e Gestores contando com a participação de representantes de diversas secretarias, Na oportunidade, foi formada a Coordenação Municipal do Projeto Orla de Tramandaí e iniciada a elaboração de uma agenda de trabalho.

A Coordenação Municipal do Projeto Orla de Tramandaí é composta pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Pesca e Agricultura, Planejamento, Obras, Turismo, Zona Sul, Segurança, Transporte e Trânsito e Indústria e Comércio.

Nos dias 03 e 04 de agosto foram realizadas Visitas Técnicas às duas Unidades de Planejamento do Projeto Orla. No primeiro dia foi realizada a visita da orla marítima do município. O percurso foi iniciado no limite da cidade com Cidreira e seguiu até o final da Avenida Beira-Mar. Foram realizadas caminhadas e diversas paradas durante a visita. No segundo dia, os participantes utilizaram barcos para percorrer toda a Unidade de Planejamento da Orla Estuarina, desde a Foz do Rio Tramandaí até a Ponte do Camarão.

A Visita Técnica teve como objetivo o reconhecimento e atualização das informações sobre as áreas de abrangência (Unidades de Planejamento) do Projeto Orla para subsidiar a elaboração do Diagnóstico Preliminar, a construção do Quando Síntese preliminar e o planejamento das próximas etapas.

Participaram da visita técnica representantes do GT Ora de Tramandaí, técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) e da Superintendência do Patrimônio da União do Rio Grande do Sul (SPU/RS). Foi realizada também uma reunião para apresentação da proposta de agenda de trabalho aos representantes da coordenação estadual do Projeto Orla.

O Plano de Gestão Integrada da Orla será elaborado através de um processo participativo, transparente e fundamentado na Política Nacional de Gerenciamento Costeiro e na Metodologia do Projeto Orla. O resultado será um novo instrumento de gestão urbana, patrimonial e ambiental que deverá ser implementado por um Comitê Gestor da Orla formado por atores sociais do município.

A 1° etapa da Oficina de Planejamento Participativo será realizada em outubro e as datas e a programação serão divulgadas nos próximos dias.

Mais informações por meio do site da Gestão da Orla no link: http://www.tramandai.rs.gov.br/conteudos.php?url=Y29udGV1ZG9zX2lkPTUxMzc=

Foto/imagem: Secretaria de Meio Ambiente