Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é comemorado em 24 de abril 💙
Publicado em: 25/04/2022

A data foi criada para celebrar esta importante forma de comunicação entre a comunidade surda, sendo uma ferramenta de grande necessidade para a inclusão social.

A luta iniciou no ano de 1993, quando a legislação definiu como linguagem gestual codificada. Após nove anos, a Libras foi oficialmente aceita pela legislação como forma de comunicação entre a comunidade surda. Em 24 de abril de 2002, a Lei nº 10.436 estabeleceu a data a ser comemorada anualmente. Finalmente, em 2005, a Libras se tornou disciplina curricular obrigatória para os cursos de licenciatura e fonoaudiologia, conforme Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005.

É importante destacar a importância do estudo bilíngue para o avanço da aprendizagem em relação às crianças surdas. Este é definido no Decreto nº 10.195 de 30 de dezembro de 2019, onde são apresentadas as competências da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos.

A Prefeitura de Tramandaí realiza um trabalho em conjunto nas escolas para a valorização da inclusão social, incluindo uma equipe diretiva, pedagógica, além de professores e funcionários. O município conta com duas intérpretes de Libras: Gabriela Grassi Anflor, na E.M.E.F. Castelo Branco e Paula Streb Nogueira, na E.M.E.F. Indianópolis. Parabenizamos essas excelentes profissionais pelo belo trabalho desempenhado em nossas redes de ensino!

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas em pé e texto que diz "Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais! 24 DE ABRIL Paula Streb Nogueira, intérprete de LIBRAS. Prefeitura de Tramandaí Acaputaldasproias"

✍️ Fonte: GOV.BR

📝 Produção: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí (ASCOM)

📰 Jornalista responsável: Maxwell Bernardes - Registro Profissional 19572/RS