Começar um negócio pode ser difícil para muitas pessoas. Fazê-lo prosperar é algo ainda mais desafiador. Apesar disso, existem maneiras de deixar este processo mais acessível ao empreendedor, como é o caso da iniciativa Incubadora de empresas.
Diante disso o Campus Litoral Norte, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, inaugurou nesta quinta-feira (28/03), sua primeira Incubadora Multissetorial. Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo responsável e sustentável, a Germina Incubadora Multissetorial está instalada no Campus Litoral Norte é integrante do Zenit (Parque Científico e Tecnológico) e da REINTEC (Rede de Incubadoras Tecnológicas) da UFRGS.
A Incubadora Germina realizará editais de pré-incubação abertos para toda as pessoas interessadas. Os aprovados passarão por todas as atividades que visam a qualificação, como cursos, palestras, workshops e assessorias. Após isso, serão desenvolvidos processos de planejamento que abordem os aspectos tecnológicos, de capital, mercado e gestão. Os primeiros editais serão divulgados em Abril.
“Estamos muito orgulhosos desse projeto. A Prefeitura de Tramandaí é parceira da UFRGS e nós acreditamos muito no trabalho desenvolvido pela entidade. É um momento de crescimento da região como um todo e essa incubadora será fundamental para qualificarmos ainda mais as nossas empresas e futuros empresários”, destacou o Prefeito Luiz Carlos Gauto.
Estiveram presentes a Diretora da Germina Incubadora Aline Calegaro, Prefeito de Tramandaí Luiz Carlos Gauto, Prefeito de Imbé Pierre Emerim, Reitor da UFRGS Rui Oppermann, além de representantes do Zenit, da REINTEC, da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico, membros da Diretoria, Professores e alunos da Universidade.
De acordo com Aline Calegaro, os primeiros projetos serão formatados no segundo semestre de 2019.
Texto: Matheus Vargas (ASCOM)
Fotos: Maxwell Bernardes (ASCOM)