EMEF Dom Pedro I

No ano de 1965 foi criada a Escola Municipal D. Pedro I para funcionar no Bairro Agual, atendendo ao curso de Ensino Fundamental Incompleto. Era um prédio de madeira e não estava localizada no endereço em que hoje a mesma se situa.

Nesta ocasião, a escola não possuía decreto de criação, apenas funcionava para atender a população e as famílias pertencentes a esta localidade, na época. Não há registros precisos e nem mesmo quem atuava nesta instituição, porém sabemos que a mesma atendia alunos de Pré-Escola a 5ª Série do Ensino Fundamental, onde o currículo era globalizado e as práticas de educação física eram ministradas pela própria professora titular da turma.

No dia 20 de dezembro de 1974, já em um prédio de alvenaria e, no endereço atual, foi autorizada e reconhecida junto a Coordenadoria Regional de Ensino, conforme Decreto de Criação nº 170/74, atendendo alunos da localidade de Pré-Escola até 5ª Série do Ensino Fundamental sempre com uma proposta de atuação comunitária, a Escola foi ampliando seu atendimento. E, em 04 de agosto de 1999, foi autorizado o funcionamento do Ensino Fundamental Completo e, por meio do Decreto nº 2158/99 foi alterado a sua denominação, ficando Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Pedro I, atendendo mais uma vez a demanda da comunidade.

O que sete tem como história desta instituição é que também em uma determinada época, a escola atendia em um prédio anexo, pois o fluxo de alunos é muito grande e o prédio não comportava todas as turmas que a mesma possuía até que foram sendo realizadas as ampliações que hoje a escola conta.

Nesse período, além da mudança de nome, a Escola optou pela organização curricular também sofreu alterações, fazendo alterações na proposta de trabalho e, fundamentalmente, na avaliação, investindo numa Educação Inclusiva.

A partir de janeiro do ano de 2000 a escola começou a contar com o CPM – Círculo de Pais e Mestres, um grupo de pais, professores e aluno que foram escolhidos pela comunidade local para democratizar a administração escolar dessa instituição, promovendo a participação efetiva de pais, alunos e professores na construção do trabalho, que tem sido um diferencial para a escola. Com um CPM atuante, a escola tem agendado, em seu calendário, eventos especiais e festivos, buscando sempre a integração escola e família.

A partir de 1999, atendendo às exigências legais e buscando a coerência com o que era proposto na época, a Escola Municipal de Ensino Incompleto passa a ser denominada Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Pedro I. Sendo assim, a escola passa a assumir os princípios pedagógicos, inserindo-se no nível de Ensino.

Sendo por origem e tradição uma Instituição Comunitária, a Escola Municipal de Ensino Fundamental está atenta também para questões sociais de sua área de abrangência, criando projetos especiais e parcerias que venham contribuir para uma melhor qualidade de vida aos que vivem e dos que dela dependem.

A partir de 2007, atendendo a Lei federal nº 11.274, de 06 de fevereiro de 2006 que determina a duração de nove anos para o Ensino Fundamental, a escola alterou a organização curricular, para este nível de ensino.

 

DIRETOR
Rafael Mauss Souza

VICE-DIRETORA
Eva Terezinha Silva Algayer

SUPERVISORA
Katielen Ramos Biehl

ORIENTADORA
Fernanda Ferreira Gamba

Avenida João de Magalhães, 2084, Parque dos Presidentes
(51) 993351992
dompedrosecretaria@gmail.com




LOCALIZAÇÃO NO MAPA


ARQUIVOS DISPONÍVEIS PARA DOWNLOAD
    PPP da EMEF Dom Pedro I
 



Atendimento

Segunda a Sexta

13:00h às 19:00h



Saiba Mais
A Cidade
Governo
Transparência
Concurso Público
Processo Seletivo
Notícias
Vídeos
Turismo

Principais Serviços
I.P.T.U
Contracheque Online
Portal da Transparência
Nota Fiscal Eletrônica
Licitações
Certidões Negativa/Positiva
Portal da Secretaria da Educação - SMEC
I.T.B.I
Webmail PMT
Consulta Protocolo

Licitações
Aviso de Edital
Chamada Pública
Chamamento Público
Concorrência Eletrônica
Concorrência Pública
Concurso de Projetos
Pregão Eletrônico
Pregão Presencial
Tomada de Preços


SIGA-NOS:         

ASCOM

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí


ascomtramandai@gmail.com
[51] 98923-0287


Avenida da Igreja, 346 - Centro - CEP: 95.590-000 - Fone: [51] 3684-9000
Desenvolvido por César Guedes Rios