Notícias

SMEC promoverá projeto "Oficina da Mágica: Física e Química Fascinante"

A imagem pode conter: 1 pessoa

 

A Prefeitura de Tramandaí, por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), promoverá no mês de setembro um projeto piloto para desenvolver conceitos relacionados a física e química na rede municipal de educação, através da fascinante arte da mágica.
 
O ilusionismo ou mágica é a arte de encenar truques que envolvem desaparecimentos e transformações utilizando objetos, animais e até mesmo pessoas. Hoje, os profissionais de mágica, ou ilusionistas, conquistaram o respeito de todo público, independente da idade. As apresentações atuais chamam a atenção pela agilidade das mãos, habilidades com ilusões de ótica e criatividade. A rapidez na execução dos truques faz com que o público se encante e entre na apresentação, se envolvendo e aguçando a curiosidade de quem prestigia esta arte.
 
A mágica é uma das artes circenses que mais receberam influência dos avanços científicos. Sem eles, até poderia existir, mas certamente não seria da forma como a conhecemos. Por sinal, grande parte dos truques foi criada a partir do estudo da Química e da Física.
 
Quem não gosta de uma boa mágica? A arte do ilusionismo entretém pessoas de todas as idades, com cartas, bolas, animais, lenços e diversos outros truques que fazem o espectador desacreditar nos números do espetáculo. Então, por que não utilizar a mágica como uma maneira de facilitar a aprendizagem na escola, de uma maneira lúdica?
 
O projeto apresenta a mágica como um recurso lúdico pedagógico para ensinar alunos e defende que o uso da mágica como ferramenta educacional, em forma de oficina, motiva e aumenta o interesse do aluno em aprender física e química, minimizando as barreiras da aprendizagem. Magia e ciência tem muito em comum.
 
O conceito de “A MÁGICA NO ENSINO DA QUÍMICA e da FÍSICA” está em trazer o entretenimento para a prática, visando explanar os conteúdos teóricos. Ela tem como ênfase, mostrar para os alunos a relação que o cotidiano pode ter com a Química e com a Física de acordo com os fenômenos químicos e físicos observados nas apresentações.
 
No ano de 2018, as oficinas serão realizadas nos moldes de projeto piloto, com quatro turmas de oitavo e nono ano da EMEF Nossa Senhora das Dores, entre os dias 12 e 18 de setembro. Mas em 2019, a ideia é expandir o projeto contemplando outras escolas da rede municipal.
 
Texto e imagem: SMEC.

Voltar à Página Anterior


Turismo e Lazer
Procure no site

 
Número de Acessos no Dia: 550 Número de Acessos no Mês: 24161 Número Total de Acessos: 429640  

Prefeitura Municipal de Tramandaí/RS

Endereço: Avenida da Igreja, 346 - Fone: [51] 3684-9000 - CEP: 95.590-000
Atendimento: Segunda a Sexta-Feira - Tarde: 13:00hs às 19:00hs

Copyright 2013 Prefeitura Municipal de Tramandai - Todos os direitos reservados.