Plano de Mobilidade Urbana

A Lei Federal 12.587/2012, conhecida como Lei da Mobilidade Urbana, determina aos municípios a tarefa de planejar e executar a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que tem por objetivo atender a determinação constitucional de promover o desenvolvimento planejado das cidades, no que diz respeito ao deslocamento de sua população e de bens e serviços dentro do espaço urbano, o que inclui os sistemas viário (ruas) e transportes (púbicos e privados), entre outros. O planejamento urbano já havia sido estabelecido como diretriz, anteriormente, pelo Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257/2001).

A mobilidade urbana é uma das prioridades da pauta de planejamento das cidades modernas. Os gestores públicos precisam enfrentar o desafio de apresentar soluções para a circulação de novos veículos que, a cada ano, passam a trafegar pelas vias urbanas do país – que possui hoje uma frota de 75 milhões de unidades. A gestão da mobilidade urbana é fundamental para o crescimento sustentável das cidades brasileiras e o transporte, em especial o público, é um importante instrumento de direcionamento do desenvolvimento urbano. Sistemas integrados e sustentáveis garantem o acesso pleno dos cidadãos a todo o espaço urbano e proporcionam qualidade de vida e desenvolvimento econômico.

O Plano de Mobilidade Urbana de Tramandaí, em atendimento aos preceitos legais devidos, propõe uma série de intervenções e melhorias nos sistemas viário e de transportes do município, não somente levando-se em conta os déficits de investimento em infraestrutura, cronicamente comuns nas prefeituras de um modo geral, mas também em se pensando o futuro da cidade, seus anseios, sua vocação, enfim, seu destino.

Pensando nisso, elaboramos formulários ON-LINE para a pesquisa da população, que estará disponível até dia 10 de junho de 2023:


LINK Formulário ON-LINE CICLISTAS:

LINK Formulário ON-LINE PESQUISA ORIGEM-DESTINO:

LINK Formulário ON-LINE PEDESTRES:

LINK Formulário ON-LINE USUÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO:

 


Arquivos Disponíveis para Download:


 



Atendimento

Segunda a Sexta

13:00h às 19:00h



Saiba Mais
A Cidade
Governo
Transparência
Concurso Público
Processo Seletivo
Notícias
Vídeos
Turismo

Principais Serviços
I.P.T.U
Contracheque Online
Portal da Transparência
Nota Fiscal Eletrônica
Licitações
Certidões Negativa/Positiva
Portal da Secretaria da Educação - SMEC
I.T.B.I
Webmail PMT
Consulta Protocolo

Licitações
Aviso de Edital
Chamada Pública
Chamamento Público
Concorrência Eletrônica
Concorrência Pública
Concurso de Projetos
Pregão Eletrônico
Pregão Presencial
Tomada de Preços


SIGA-NOS:         

ASCOM

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí


ascomtramandai@gmail.com
[51] 98923-0287


Avenida da Igreja, 346 - Centro - CEP: 95.590-000 - Fone: [51] 3684-9000
Desenvolvido por César Guedes Rios